domingo, 9 de setembro de 2012

Final (FEMININA) do US Open: É Tetra! É Tetra!

Serena Williams 2x1 Victoria Azarenka


A norte-americana conquistou o tetra do US Open. Serena já havia vencido nas edições de 1999, 2002 e 2008. Esse é o segundo Grand Slam que ela fatura no ano. Já havia vencido Wimbledon em Julho. 


PRÉ-JOGO

A pergunta que não queria calar era: quem pode parar Serena? Ela venceu Wimbledon e Jogos Olímpicos até com certa facilidade. Não perdeu sets, sempre impôs seu ritmo e nunca saiu da zona de conforto. A postulante para atingir tal feito, sem sombra de dúvidas, seria a atual número 1: Victoria Azarenka. As duas, ao lado de Sharapova, são as que mais conseguem manter a regularidade. Coisa difícil no tênis feminino de hoje. A expectativa era imensa.

O JOGO

Serena, acostumada a decidir Grand Slam, tomou a iniciativa e não deixou Azarenka respirar. Com bolas bem anguladas, saques potentes e um incrível forehand, deram a ela (Serena) o total controle do primeiro set. A Azarenka de outrora parecia acuada, tímida, sentindo o peso do início de partida. Serena não deu brechas e nem permitiu que Azarenka lhe empurrasse para trás da zona de saque. Não deu outra. Um 6/2 foi o placar merecido para os belos winners disparados pela LINDA negra americana.

Após levar uma sonora "surra", o que poderia fazer Azarenka? Botar a cabeça no lugar e jogar como autêntica número 1 do mundo. E ela o fez com maestria. Sabe a "tal" zona de conforto de Serena? Acabou a partir do momento em que Victoria passou a disparar bolas rentes a linha, com bastante top spin (um efeito) e winners que levaram a americana a correr de um lado para o outro. Sem chances. A sensação era outra. O modo em que Azarenka rebatia as bolas, com firmeza, era de tirar o chapéu. Fosse outra, não teria feito isso. Serena já não mais conseguia bater as suas bolas retas e com muita potência. Azarenka passou a controlar os pontos subindo, muitas vezes, a rede. Resultado: 6/2 Azarenka. Tudo igual.

Set decisivo do torneio. Pra deixar os amantes do tênis em total euforia. O Set começou bem como terminou o 2º: com Victoria fazendo as mesmas coisas. Serena parecia incomodada e sem achar saídas para as bolas sensacionais impostas pela adversária em seu revés. Quando Azarenka abriu 3/1, com a confiança no céu, a maioria pensou que as coisas já estavam resolvidas. Foi aí que entrou o lado emocional. Serena retomou o foco e Azarenka, por vezes, parecia já pensar nas fotos, na taça, ou seja, no título. Serena quebrou o serviço no 3/2 e as duas permaneceram empatadas até o 4/4. Foi quando a Bielorrussa retomou o padrão e não deu chances a Serena no game de saque da americana. O quê? Azarenka 5/4 e sacando pra vencer o torneio? Sim! Só que, mais uma vez, Azarenka pareceu desligada e não apertou o botão de "atenção". Jogou de forma ridícula seu game e foi quebrada. Com 5/5, jogando em casa, e o moral elevado, Serena fez 6/5 e, como uma leoa, deu o bote, quebrou o saque de Azarenka logo em seguida e fechou o set em 7/5. Vitória emocionante. Digna de uma campeã em toda a sua carreira.

Sensacional! 
Que jogo de tênis. 
Não à toa as duas eram as favoritas. Hoje são vistas como reais favoritas a tudo e com um tênis em excelência. A linda negra americana tem a potência em seus golpes e o vigor físico. A talentosa Bielorrussa possui as variações, a bola leve e os golpes mortais.
Quem saiu ganhando foi o torcedor, os expectadores, o público...o espetáculo.

Parabéns, Serena Williams!

(Foto: Justjared.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário