terça-feira, 4 de setembro de 2012

Campeonato Espanhol - 3ª Rodada

 

Muitos colocam e rotulam a Liga Espanhola como a Liga de dois times (Barcelona e Real Madrid). Porém, o que se vê nas competições europeias é um domínio e boa participações, nos últimos anos, de times como Atlético de Madrid, Valência e Bilbao. E, outrora, Villarreal. 

Coloco como a Liga dos dois melhores times do mundo. Isso culmina com francos debates sobre quem é melhor. Messi ou Cristiano Ronaldo. 

Barcelona 1x0 Valência

Um jogo digno dos 'velhos tempos'. Como aquele 3x2 para o Barcelona em 2001 que levou a equipe de Rivaldo à Champions League.

A equipe de Soldado e Jonas, assim como fez no empate diante do Real Madrid, no Bernabeu, montou duas linhas com 4 jogadores com Jonas e Soldado na frente. O Brasileiro ainda voltava para recompor o meio campo e deu auxílio várias vezes.

Sendo assim, o barcelona, sem seu arsenal de jogadas e parecendo preguiçoso, não conseguia sair da forte marcação. Messi não esteve inspirada, Alexis ainda não encontrou o ritmo ideial e fabregas mostra por A+B que não rende jogando no meio campo. Já Song fez uma partida correta. Ainda um pouco perdido, mas um grande 'ladrão' de bolas.

Sem as conhecidas infiltrações e o toque rápido de bola, a equipe de Tito Vilanova chegou a tomar vários sustos. A bola aérea causa calafrios aos torcedores culés. Este aspecto traz preocupações desde a temporada passada e parece que vai ser mais um problema para a atual temporada.

O gol catalão saiu após uma rápida cobrança de escanteio pelo lado esquerdo. Adriano - questionado sobre a expulsão diante do Madrid - recebeu e mesmo de direita, do bico da grande área, mandou no ângulo. Sem chances para o goleiro brasileiro Diego Alves.
Adriano barcelona gol valencia (Foto: Agência Reuters) (Foto: Reuters)

Após isso pouca coisa mudou. Fabregas ainda perdeu um gol frente a frente com Diego, e só. O Barcelona que estamos acostumados a ver também tem dias ruins. Tito Vilanova ainda tentou modificar a partida ao tirar Alexis e fabregas e colocando Iniesta e Busquets. Sendo assim o meio campo ficou com Busquets na marcação, Xavi e Song lado a lado. Iniesta foi atuar pela faixa esquerda.

Porém, o que se viu nos minutos finais foi uma pressão por parte do valência. Muitas bolas alçadas na área e o sufoco era grande. Mas o placar não foi alterado. Não é demérito jogar da maneira como o Valência jogou. Esperou os contra-ataques sim. Mas possui peças de extrema competência e habilidade pra causar danos ao adversário. Para o Barcelona valeram os três (3) pontos e a liderança. 

O jogo também marcou a exibição do troféu vencido por Andrés Iniesta como melhor jogador europeu da última temporada.
iniesta barcelona prêmio de melhor jogador da Europa (Foto: Agência AP)  (Foto: AP)
 

Real Madrid 3x0 Granada

Com apenas um (1) ponto em dois (2) jogos a equipe de José Mourinho sabia que precisava, urgentemente, da vitória. Não deixar o Barcelona disparar seria a primeira meta.

O time veio com o moral alto após a vitória e o título na supercopa diante dos rivais de barcelona. Com a estreia de Modric como titular, o time ganhou na qualidade de passe. O ímpeto era gigantesco e a qualidade dos dois times mostrava-se estrondosa. O Granada veio para assegurar um pontinho e sair nos contra-ataques. Mas não teve espaços.

A equipe de Madrid saiu na frente após Cristiano Ronaldo receber passe pela esquerda e chutar - quase que sem ângulo - para contar com a colaboração do goleiro. Após o primeiro gol o time jogou de forma mais solta e as chances foram aparecendo.

No entanto, o segundo gol só foi sair na segunda etapa. O mesmo Cristiano Ronaldo se infiltrou dentro da área. Após receber o passe, ajeitou e chutou. O goleiro, mais uma vez, colaborou ao soltar a bola e o português pegou o rebote e fez 2x0.
cristiano ronaldo real madrid x granada (Foto: Reuters) (Foto: Reuters)

O Real fechou o 'caixão' após bela trama envolvente pela esquerda. Ozil recebeu de Di Maria e passou para benzema - em impedimento - tocar para Higuain, na marca da cal só escorar para o gol. Vitória e alívio no espanhol.

Demais Resultados:

Celta 2x0 Osasuna
Zaragoza 0x1 Málaga
Deportivo La Coruña 1x1 Getafe
Mallorca 1x0 Real Sociedad
Rayo Vallecano 0x0 Sevilla
Athletic Bilbao 2x0 Valladolid 
Levante 3x2 Espanyol
Betis x Atlético de Madrid (adiado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário