domingo, 19 de agosto de 2012

Federer aplica "pneu" em Djokovic, vence a final e conquista o Penta em Cincinnati

Neste domingo (19/08/2012) Roger Federer venceu o Sérvio Novak Djokovic na final do ATP Masters 1000 de Cincinnati. Foi o seu 5º título na quadra dura dos Estados Unidos. O Suiço já havia vencido em 2005, 2007, 2009 e 2010. 

Com mais uma conquista, Federer manteve a posição de número 1 no ranking e igualou o espanhol Rafael Nadal como o maior campeão de torneios Masters 1000. Com a conquista de hoje, ele chega ao 21º título. O torneio Masters 1000 é a segunda competição mais importante e que mais arrecada pontos para o ranking, são 1000 pontos. Ficando atrás apenas dos torneios de  Grand Slam (Australia Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), que contabilizam 2000 pontos.

Com parciais de 6/0 e 7/6, Federer levantou seu 6º caneco no ano. De quebra, aplicou, o que os tenistas chamam de "pneu". O "pneu" é uma expressão dita quando um tenista faz 6/0 no outro. 

Desde o início do jogo Federer esteve calmo e com a sua esquerda afiadíssima. Ao contrário do Suiço, Djokovic esteve apático e fora do padrão que estamos acostumados a ver. Com força nos seus golpes vencedores (winners) e um ótimo aproveitamento dos pontos conquistados no primeiro saque, Federer fechou o 1º set em 6/0.

Parece que o jogo sonolento do 1º set acordou o Sérvio, que voltou concentrado e com ótimos contra-ataques para o 2º set. O set foi bastante disputado e correu em igualdade até o 6/6. Djokovic ainda demonstrando um pouco de instabilidade e irritação mediante alguns erros bobos e Federer com a imagem tranquila. 

Com a chegada do tie break, Federer se impôs e chegou a salvar um set point quando estava 6/7 para Djokovic. Manteve a calma e soltou um smah para empatar o tie break. Com um winner de direita fechou o tie-break em 9/7 e o jogo em 2 sets a 0. 

A próxima parada do Suiço será o US Open. Último Grand Slam da temporada que terá início no dia 27 de Agosto nos Estados Unidos.

Federer na final de tênis contra Djokovic em Cincinnati (Foto: AP) Fonte: site da atp

Nenhum comentário:

Postar um comentário