domingo, 15 de maio de 2011

A hegemonia de Sir Alex Ferguson.

É impossível falar em Manchester United e não associar ao nome de "Sir" Alex Ferguson. O Escocês chegou ao comando dos diabos vermelhos em 1986. Isso mesmo, desde 1986 ele comanda o United. Ou seja, são 25 anos de dedicação e inúmeros feitos. 

Quando "Fergie" chegou ao United deparou-se com um time que não vencia campeonatos e ainda tinha de aturar as gozações dos torcedores do Liverpool que possuíam 18 títulos do Campeonato Inglês contra 7 do United.

Em 1992 foi criada e Premier League. Um sistema mais bem organizado e que começou a levantar o moral do futebol inglês. Com 6 anos no comando (o que seria impossível no Brasil) e sem títulos, Ferguson implantou um sistema de jogo que perdura até hoje. 

Um estilo 4-4-2 aonde existe determinação e obediência tática por parte dos homens de ataque. Aos poucos os resultados foram aparecendo e os títulos acontecendo. Ferguson já não era mais um técnico que provocasse desconfiança, ele era realidade. Com seu jeito calmo dentro de campo o Escocês deu ao Manchester (novamente) o status de time GRANDE. Em 1986 quem diria que o United estaria na frente do Liverpool quanto ao número de títulos Ingleses?

Pois isso aconteceu hoje (14/05/2011). Com um empate fora casa, contra o Blackburn, o United chegou ao seu 19º título e ultrapassou o Liverpool. Um time sem muitas estrelas badaladas, no entanto, com espirito vencedor e muita obediência tática além da confiança perante seu Manager. 

Ferguson ainda deu ao United dois títulos da Champions League (1999 e 2008).O primeiro técnico na Inglaterra a conquistar a triplice coroa (1999). 

Com seu jeito tranquilo em campo e autoritário fora dele, consegue passar confiança aos seus comandados e, após 25 anos, deu ao United mais um título Inglês. Mas não foi qualquer título. É o título do inesperado, do antes impossível. 

Ultrapassou o Liverpool e, mais uma vez, coloca seu nome na história. Parabéns, Sir Alex Ferguson.

Parabéns, Manchester United por mais um título. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário