Ontem, 28/05/2011 aconteceu mais uma final da UEFA Champions League. O jogo entre Barcelona vs Manchester United parou a cidade de Londres. Os dois times voltavam a se enfrentar, em uma final, dois anos após a vitória da equipe espanhola por 2x0 em Roma.
Um jogo espetacular que chamava a atenção das pessoas desde a classificação de ambas as equipes nas semi. O Barça eliminou seu rival, Real Madrid. Já o United não tomou conhecimento do Shalke 04. Um duelo entre a escola Barcelonista (toque de bola curto), triângulações, velocidade e posse de bola contra um time bem postado defensivamente, com muita tradição e poder de decisão.
Muitas pessoas questionavam o Barcelona e, falavam que esse time não é tudo isso, que o Messi não é um jogador tão "anormal" assim e, que a defesa do United que até então só tinha tomado 2 gols em 12 jogos iria parar esse ataque. Realmente, Ferdinand e Vidic estão em plena forma.
Quando a partida começou o que se viu foi um United marcando em cima e não dando espaços. Como sobreviveria o Barcelona? Doce ilusão. Essa pressão durou apenas 10 minutos e após isso o que se viu foi um "massacre". Com um toque de bola que beirava a perfeição, arrancadas de Lionel Messi e visão de jogo de Xavi, o Barça foi se soltando aos poucos e foi abrindo caminho para a vitória. Após algumas chances desperdiçadas o Barça pôs a bola no chão e, em uma jogada de Xavi, encontrou Pedro sozinho na direita. O jovem teve calma e bateu no contrapé de Van der Sar, 1x0.
A superioridade era transformada em oportunidades de gol. Porém, em uma lance raro e isolado, Rooney tabelou com Giggs e empatou o jogo.
Mesmo com o empate o Barcelona era melhor e voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto e toque de bola que tanto me fascina. Aos poucos o time buscou os espaços e, em uma jogada pelo meio, Messi puxou para a esuqerda e chutou de fora da área. Gol, Barça 2x1.
A superioridade era tão grande que o United só tinha chutado uma bola em gol. Com passes precisos e tabelas bem tramadas o Barça conseguiu seu terceiro gol. Messi aplica um drible sensacional em Evra pela direita e toca para busquets, o jovem não consegue dominar dentro da área. No entanto, Nani se atrapalha e, o mesmo busquets rola pra Villa que, domina, para, olha e, precisamente coloca por cobertura, fora do alcance de Van der Sar, 3x1 Barça.
Um time de encher os olhos, que me faz entender o porque eu tanto amo o futebol bem jogado, o futebol sem chutões e com troca de passes bem feitas.
O que se viu foi uma aula, a arte de jogar futebol, de envolver seu adversário, sem mais palavras pra definir este time fantástico que conquistou o tetra na competição.
Um time com uma cultura e filosofia própria de se jogar futebol que, investe mais na base e colhe os frutos desse investimento. Dos 11 titulares, 7 eram da base. O que falar? Quero apenas assistir e ver a história sendo feita por Xavi, Iniesta e Messi e companhia. Quero poder assistir futebol e contemplar um belo espetáculo. Quero apenas ver o Barcelona jogar.
Barça, Campeone!