domingo, 29 de maio de 2011

Olé, Barça!

Ontem, 28/05/2011 aconteceu mais uma final da UEFA Champions League. O jogo entre Barcelona vs Manchester United parou a cidade de Londres. Os dois times voltavam a se enfrentar, em uma final, dois anos após a vitória da equipe espanhola por 2x0 em Roma.

Um jogo espetacular que chamava a atenção das pessoas desde a classificação de ambas as equipes nas semi. O Barça eliminou seu rival, Real Madrid. Já o United não tomou conhecimento do Shalke 04. Um duelo entre a escola Barcelonista (toque de bola curto), triângulações, velocidade e posse de bola contra um time bem postado defensivamente, com muita tradição e poder de decisão.

Muitas pessoas questionavam o Barcelona e, falavam que esse time não é tudo isso, que o Messi não é um jogador tão "anormal" assim e, que a defesa do United que até então só tinha tomado 2 gols em 12 jogos iria parar esse ataque. Realmente, Ferdinand e Vidic estão em plena forma.

Quando a partida começou o que se viu foi um United marcando em cima e não dando espaços. Como sobreviveria o Barcelona? Doce ilusão. Essa pressão durou apenas 10 minutos e após isso o que se viu foi um "massacre". Com um toque de bola que beirava a perfeição, arrancadas de Lionel Messi e visão de jogo de Xavi, o Barça foi se soltando aos poucos e foi abrindo caminho para a vitória. Após algumas chances desperdiçadas o Barça pôs a bola no chão e, em uma jogada de Xavi, encontrou Pedro sozinho na direita. O jovem teve calma e bateu no contrapé de Van der Sar, 1x0. 

A superioridade era transformada em oportunidades de gol. Porém, em uma lance raro e isolado, Rooney tabelou com Giggs e empatou o jogo.

Mesmo com o empate o Barcelona era melhor e voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto e toque de bola que tanto me fascina. Aos poucos o time buscou os espaços e, em uma jogada pelo meio, Messi puxou para a esuqerda e chutou de fora da área. Gol, Barça 2x1. 

A superioridade era tão grande que o United só tinha chutado uma bola em gol. Com passes precisos e tabelas bem tramadas o Barça conseguiu seu terceiro gol. Messi aplica um drible sensacional em Evra pela direita e toca para busquets, o jovem não consegue dominar dentro da área. No entanto, Nani se atrapalha e, o mesmo busquets rola pra Villa que, domina, para, olha e, precisamente coloca por cobertura, fora do alcance de Van der Sar, 3x1 Barça.

Um time de encher os olhos, que me faz entender o porque eu tanto amo o futebol bem jogado, o futebol sem chutões e com troca de passes bem feitas.

O que se viu foi uma aula, a arte de jogar futebol, de envolver seu adversário, sem mais palavras pra definir este time fantástico que conquistou o tetra na competição.

Um time com uma cultura e filosofia própria de se jogar futebol que, investe mais na base e colhe os frutos desse investimento. Dos 11 titulares, 7 eram da base. O que falar? Quero apenas assistir e ver a história sendo feita por Xavi, Iniesta e Messi e companhia. Quero poder assistir futebol e contemplar um belo espetáculo. Quero apenas ver o Barcelona jogar. 

Barça, Campeone!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Começou o Brasileirão 2011!

Segura a paixão, aguenta coração, começou mais um Brasileirão.

O Campeonato mais disputado do mundo começou com a expectativa de inúmeras torcidas perante a conquista de seus clubes. Sempre, com no minímo, 6 candidatos ao título, o campeonato começou com gás total. Um flamengo com atitude, um Corinthians brigador, um Palmeiras obediente taticamente, um São Paulo na base do talento de Lucas e um Vasco com a "estrela" de Bernando. Esses são meus maiores destaques da primeira rodada.

O time que mais me surpreendeu foi o Flamengo. Tudo bem, jogaram contra o time reserva do Avaí. Mas o toque de bola e as belas jogadas de Ronaldinho Gaúcho, me empolgara, Um 4x0 convincente e sem nenhuma opisição a atuação da equipe.

Todo ano a gente sempre aponta alguns candidatos ao título. No entanto, esse ano não farei isso. Não por "medo", mas pelo fato de que é gostoso analisar o campeonato em seu decorrer. Mas, se te tivesse que apontar um candidato eu diria: Santos! Porém, é cedo demais.

Que esse campeonato sejão tão emocionante quanto os dois últimos e, já deu pra perceber que as equipes farão investimentos e sendo assim, teremos o prazer de ver grandes jogadores atuando em solo nacional.
Que venham mais 37 rodadas e que a gente perca a garganta de tanto gritar Gol.

sábado, 21 de maio de 2011

O Basket em minha vida.

Hoje foi um dia definitivamente triste para mim. Parece que quando as coisas começam a dar errado tudo se volta contra você. Mas não podemos ficar lamentando por muito tempo. É preciso se reerguer e seguir em frente.

Nessas horas em que me sinto triste e perdido me bate uma eterna saudade do tempo em que eu morava na Zona Norte. Eu apenas saia de casa com minha bola de Basket e iria para uma quadra próxima. Pronto, ali era somente eu e a tabela. Era como mágica e, toda aquela tristeza começava a sumir no momento em que eu apenas jogava basket. Uma parte de mim sempre necessitava daquele espaço só meu e, sem dúvida, eu me sentia "livre" e muito mais forte.

O Basket me ensinou muito do trabalho em equipe e da disciplina. Comecei a jogar com 9 anos. Me fez o cara centrado e respeitador que sou hoje. Infelizmente hoje não tenho mais a minha bola e a quadra que tanto me faziam bem. Algumas pessoas não entendem e nem imaginam o quanto isso foi importante pra mim, o quanto inúmeras vezes eu segui em frente apenas jogando Basket sozinho naquela velha quadra. 

O Basket é como um pedaço de mim e, atualmente, me falta um pedaço. Pode haver uma parte de saudosismo da minha parte, mas eu diria que é muito mais que isso. Eu diria que é amor. Sim, amor. Amor pelo Basket. Amor pelo o que ele me ensinou e me proporcionou. Se falta um pedaço de mim hoje é porque não mais o tenho. Me falta um sorriso.

Bons tempos! Adoraria voltar a ter essa oportunidade novamente.

Raniery Medeiros!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Um mineirinho campeão no surfe.

Hoje (20/05/2011) foi e será uma data marcante por muito tempo. 

Após 23 anos um Brasileiro venceu uma etapa do circutio mundial de surfe. Trata-se de Adriano de Souza, o "mineirinho". Um talento nato do nosso país e que havia batido na "trave" em 2009 quando perdeu a final para o multicampeão Kelly Slater. 

Com determinação e sempre pegando boas ondas, Mineirinho fez história ao bater na fnal o Autraliano Taj Burrow. Além de vencer a final, Mineirinho assumiu a liderança da competição e nos dá esperanças de vermos um surfista atuando e brigando frequentemente por vitórias no circuito mundial. 

Uma enorme alegria por esse cara que sempre, com humildade, buscou seu espaço e agora, se derem chance, ele vai levar o nome do Brasil ao topo do surfe internacional. Deixo aqui meus sinceros parabéns para esse esportista que manteve o foco mesmo em momentos dificeis e hoje obteve um resultado mais do que merecido.

Parabéns, Mineirinho!

Um Porto pra Português ver.

A final da Uefa Europa League aconteceu nesta quarta (18/05/2011) entre Porto e Braga. Duas equipes Portuguesas e que superaram, com méritos seus rivais até a final. 

O Porto acabava de ser campeão Português invicto e o Braga com um time cheio de Brasileiros buscava a glória pela primeira vez. O Porto veio com favoritismo total para a final. Com excelentes jogadores em boa fase, a equipe comandada pelo cotadissímo André Villas Boas veio com goleadas por cima de goleadas. Já o Braga chegou à final após vencer o Benfica por 1x0 em um jogo emocionante.

Um fator agravante chamava-se Falcão garcia. O Colombiano atacante do Porto bateu o recorde de gols da competição até então por 16 vezes. Além dele podemos citar o Colombiano Guarin e o atacante Brasileiro Hulk.

Uma final nervosa e com os times não arriscando muito. Com um bom toque de bola a equipe azul e branca conseguia se impor, porém, sem claras chances de gol. Até que no fim do primeiro tempo, Gaurín faz excelente jogada pela direita e cruza na cabeça de Falcão. Gol! Delírio dos torcedores e euforia total. 

No segundo tempo Márcio Mossoró entrou na equipe do Braga. Com 40 segundos roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro Helton, porém, chutou em suas pernas. Foi a GRANDE chance de mudar o jogo. 

O Porto foi conduzindo e segurando o jogo até o apito final do árbitro. Festa em referência ao bicampeonato (2003 e 2011). E com esse gol, Falcão chegou aos 17 e aumentou ainda mais o recorde da competição.

Parabéns, Porto!