sexta-feira, 12 de julho de 2019

Barcelona anuncia Griezmann


O Barcelona anunciou hoje (12) a contratação do francês Griezmann. Namoro antigo, o clube catalão pagou 120 milhões de euros pelo atacante ex-Atlético de Madrid. O clube colchonero alega que barça e Griezmann acertaram o acordo antes de 01/07 (data limite para a multa de 200 de euros), portanto houve uma quebra "cavalheiresca" das tratativasuas
 entre as partes.

Bem, trata-se de um ótimo nome ao analisar apenas a regularidade em campo nos últimos anos. Griezmann é o jogador capaz de potencializar qualquer equipe, atacante inteligente e com doações de gols e assistências. Não há dúvidas.

Minha grande interrogação, não de hoje, encontra-se no aspecto tático. Habituado a jogar próximo ao gol, especificamente como segundo-atacante, Griezmann se reinventou e elevou seu patamar atuando na função citada. No barça, analisando o que vejo atualmente, atuaria na zona de campo ocupada por Lionel Messi. Pode atuar pela ponta? Sim, até porque foi onde iniciou a carreira. Mas retiraria o que possui de melhor: movimentação, chegada ao gol.

Outro questionamento recorrente: momento defensivo. No Atleti de Simeone, moldado no 442, pressionava junto com o centroavante na primeira linha. Os blaugranas também marcam no 442, com Messi exercendo a função supracitada. Dito isso, Griezmann faria a recomposição pelo lado do campo? Todo bom jogador pode se enquadrar perfeitamente aos diversos esquemas. No entanto, pegando o melhor futebol do francês, não seria tão viável.

Quando Valverde não puder contar com a dupla de frente, ou com um deles, seria interessante colocar o francês de "falso 9". Não se trata de onde rende mais, no entanto o colocaria próximo da zona de gol, sendo letal pelo setor. Para isso será preciso ter movimentação, chegada dos meias, flutuação. 

Gosto do nome, sou reticente às características e funções incoerentes. Resta esperar e analisar as ideias do técnico Ernesto Valverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário