domingo, 24 de abril de 2011

Rafael Nadal: quem pode pará-lo no saibro?

Apesar de ser um ferrenho torcedor e fã de Roger Federer, tenho de dar o braço a torcer: Rafael Nadal é um monstro. Eu sempre tive aversão ao jogador espanhol pelas inúmeras atitudes antidesportistas que ele cometeu. No entanto, faz algum tempo que venho sendo mais racional e analiso mais friamente o esporte. 

É perceptível que os esportes estão cada vez mais fortes e com jogadores mais bem preparados. O Espanhol é um desses jogadores fortes, que usa e abusa da sua força. Enalteço e prefiro o jogo clássico e preciso de jogadores como Federer e Sampras (antigamente), mas não posso me deixar levar pela emoção e não enxergar a história que este Espanhol vem fazendo no tênis. 

Com apenas 24 anos ele já possui 9 grand slam e vários recordes. Mas o que mais chama a minha atenção é o jeito frenético e louco de jogar no saibro. Ele não desiste de nenhuma bola e corre feito um touro enfurecido atrás do toureiro. Nadal passou a ser quase imbatível e, são poucos os que podem fazer um jogo equilibrado contra ele na terra batida. Posso citar o Soderling, Ferrer, Nalbandian e o Federer (mas é improvável). 

Passei a assistir mais jogos dele e vi que mesmo com seus diversos balões e bolas defensivas, ele está cada vez mais confiante, angulando bem as bolas, colocando-as em cima da linha, cansando o adversário e sendo agressivo e preciso. Seu saque que antes era um problema, hoje está mais aperfeiçoado. A última derrota no saibro foi em 2009, nas quartas de final de Roland Garros para o Sueco Robin Soderling.

Nadal é um jogador raçudo e sim, de boa técnica, mesmo que não seja tão apurada quanto a do federer. É incrível e ao mesmo tempo emocionante vê-lo jogar no saibro. Uma semana atrás ele faturou o heptacampeonato (sete vezes seguidas) em Monte Carlo e hoje levou o hexa (seis vezes seguidas) em barcelona. O que me leva a crer que em Roland Garros ele não terá adversários. Isso é ou não é algo "anormal"?. Claro, as circunstâncias serão outras, é um Grand Slam. Mas está cada vez mais dificil vencê-lo nesse piso que parece ser o seu "lar", sua alma e a sua casa. 

Quais recordes ele ainda pode bater? Até onde vai esse domínio no saibro de um jogador com várias lesões no joelho? Quem pode pará-lo?

É difícil dizer. Mas estou cada vez mais convicto que tirei conclusões erradas a respeito dele. Ainda continuo achando que jogador igual ao Federer não existirá. Mas estou cada vez mais certo que o Espanhol pode bater e pulverizar inúmeros recordes, principalmente no saibro. E aí, quem vai encarar esse monstro?

Abraço, Raniery Medeiros!

Um comentário:

  1. Não entendo nem a metade que você de tênis. Mas o Nadal joga demais mesmo!
    E sempre torço por ele. Pra que ele possa conquistar ainda mais títulos *_*
    É muito bom ver jogadores talentosos em ação!

    ResponderExcluir