O assunto das últimas 3 semanas no "mundo" do futebol foram os duelos entre barcelona x real Madrid. Nunca se ouviu tanto falar nesse super clássico, afinal de contas, seriam 4 duelos em menos de 1 mês.
No primeiro confronto, pelo campeonato espanhol, o jogo ficou no 1x1 no Bernabeu. No segundo encontro, pela Copa do rei, o Real madrid venceu e ergueu a taça. Porém, o jogo mais importante seria disputado pela Champions League, o troféu mais cobiçado pelas equipes europeias.
Nos outros encontros, o técnico do Real, José Mourinho, optou por uma nova formação tática, na qual privilegiava a defesa. Tanto que deslocou o zagueiro Pepe para jogar de volante e ficar de cão de guarda do astro catalão Lionel Messi.
O primeiro jogo foi realizado na última quarta-feira (27/04) em um clima de total rivalidade e provacação de ambas as partes. O Real com o propósito de jogar nos contra-ataques e o barcelona em seu esquema próprio de muita posse de bola e passes bem trabalhados.
O que mais chamou a minha atenção foi a maneira como o real se portou em campo. É claro que atacar o Barcelona é quase um "suicídio", mas um time com a história do Real abdicar de atacar? Um time com um investimento de 500 milhões de Euros nos últimos 4 anos jogar de forma tão medrosa dentro da sua casa? Investir em um Cristiano Ronaldo e colocá-lo apenas pra marcar? Não entendo certos técnicos que possuem boas peças em seu elenco e parecem ter medo de ser feliz.
O jogo foi bastante tenso. Com entradas violentas, bate boca entre compatriotas e marcação ferrenha dos merengues. O primeiro tempo não nos presenteou com boas oportunidades de gol. Mesmo assim o Barcelona continuava com sua paciência de sempre e seu toque envolvente que vira o jogo de um lado para o outro com extrema facilidade. Já o real continuava a se defender com seus atacantes (Di maria, Ronaldo e Ozil).
No segundo tempo o Barcelona foi acelerando ainda mais o ritmo do jogo e as entradas ficaram ainda mais violentas. Até que um lance mudou o destino do jogo: o Zagueiro Pepe, de forma imprudente chegou dando uma rasgada em Daniel Alves e quase quebra a perna do lateral brasileiro. Expulsão direta para o português.
Com a expulsão os espaços foram surgindo e em uma jogada de afellay pela direita, o holandês dribla marcelo e cruza para Messi fazer o gol. Alegria contagiante dos comandados de Pep Guardiola. Após o gol o jogo continou na mesma. O Real se defendendo e o Barça, com um a mais, tocando e buscando espaços.
Até que em uma jogada fantástica, Messi pega a bola e vai passando por um, dois, três e fica cara a cara com Casillas que nada pôde fazer contra um toque bem colocado em seu canto direito. Golaço do Argentino! O clima esquentou de vez para o segundo jogo. Na partida que valia mais o Real se "apequenou" e não fez valer o investimento feito para a atual temporada.
O jogo da volta acontece terça-feira que vem e as chances do real são minímas, porém, não impossíveis. Mas se sair por jogo corre o grande risco de levar outra goleada. Mas o que fazer nessa hora em que se precisa vencer fora de casa? Jogar como um time grande que é. O Barcelona vai ficar esperando com sua categoria de sempre e, se existir espaço, não terá pena de "matar" o grande rival.
Após o jogo vi e ouvi várias pessoas falarem muitas besteiras sobre o Argentino e a equipe: "o messi so fez o gol porque ninguém o derrubou", "jogar com Xavi e Iniesta é fácil", "esse toque de bola dá sono. Do piqué para o puyol".
Primeiro: o Messi é um dos poucos jogadores objetivos do futebol. Um dos poucos que mesmo levando botinadas, tenta não cair e prosseguir ao invés de cavar uma falta. Por isso eles faz tantos golaços e deixa o espetáculo mais belo com grandes jogadas.
Segundo: Antes do Iniesta ser titular, o Messi já jogava. Começou a ser titular ainda com as presenças de deco, R. Gaúcho, Belletti, Zambrotta, entre outros. Portanto, muda o técnico e permanece a estrutura.
Por fim: O toque de bola dá sono pra quem não utiliza da racionalidae para assistir futebol. A bola passa pelos zagueiros sim, mas é com busquets, xavi e iniesta que o passe e primazia dele fazem com que a equipe encontre buracos nas defesas adversárias. São inversões de jogo que fazem com que os adversários se percam e abram a marcação.
Já diria o Parreira: quanto mais tempo ficarmos com a bola, menos chances de perder teremos. E desde 2008 o Barcelona teve mais posse de bola em todos os seus jogos. Justifica o sucesso da equipe no decorrer destes anos.
O Barcelona possui um cultura, vários dos seus jogadores são da catalunha. Faz com que exista uma identificação com a torcida e com o time. O Barcelona possui um estilo próprio de jogo desde a chegada do Cruyff como treinador. Posse de bola e passes precisos.
Já o Real investe milhões e não consegue manter uma base a cada temporada. Gosto e admiro sim, esse futebol que tanto dá gosto de ver como o do barcelona. Gosto de ver jogadores como o Xavi e Iniesta que tratam bem a bola e são muito habilidosos. E gosto sim, de ver o CRAQUE e FANTÁSTICO Lionel Messi fazer história com inúmeros golaços e com sua técnica refinada.
Visca el barça!
Concordo plenamente com suas palavras!
ResponderExcluir