sábado, 30 de abril de 2011

Borussia Dortmund: um campeão jovial.

Outro atrativo que chamou a minha atenção neste sábado foi o jogo do Campeonato Alemão entre Borussia Dortmund 2x0 Nuremberg. Mas, dentre tantos assuntos quais os porquês de citar este jogo? Eu digo! Pelo grande e "novo" futebol apresentado pela equipe comandada por Jurgen Klopp. - técnico que comandou o pequeno Mainz 05, e parece estar fazendo uma revolução com esse grupo de jovens.

O carismático comandante resolveu apostar suas fichas em um time com média de idade de apenas 23 anos. Muitos achariam loucura, mas Klopp soube montar e armar essa equipe durante toda a temporada. O Dortmund liderou desde o início e, com seu futebol veloz e atraente, nos brindou com ótimas tramas, golaços e a valorização do estilo dinâmico. Enquanto as atenções estavam voltadas para o Bayern de Munique, o time aurinegro foi mantendo a constância e chegou a abrir 14 pontos de vantagem para o segundo colocado.

Tudo ia bem, até que no começo do returno sofreram um duro golpe: perderam, por lesão, seu jovem e habilidoso meia-atacante, o japonês Kagawa. Por maior que fosse a perda, não se abateram e continuaram em sua empreitada, sempre com a proposta de um 11 inicial leve e rápido nos contra-ataques. Para o lugar de Shinki, Jurgen apostou no promissor Götze. Já com a mão na taça, voltaram a sentir o peso das lesões: estrela e um dos melhores jogadores da temporada, o meio-campista Sajin teve de se retirar por algum tempo dos gramados. Muitos diriam que, após perdas significativas, o BVB desmoronaria. Não foi o que ocorreu. 

Com uma energia incrível, Klopp conseguiu tirar o melhor dos seus jogadores. Com a experiência do goleiro Weindenfeller (30 anos), foram seguindo, passo a passo, rumo à conquista da salva de prata. O time mostrou-se com cara de campeão ao derrotar o rival Bayern de Munique, por 3x1, jogando fora de casa e com uma atuação incrível do garoto de apenas 18 anos, Mário Gotze. Um jogador rápido, habilidoso e cerebral. Gravem esse nome. Mário Gotze vai ser, em alguns anos, um dos melhores jogadores do mundo.

Em 2010 a Alemanha mostrou ao mundo Ozil e Muller. Na temporada 2010/2011, o Borussia nos presenteou com jogadores novos e decisivos como: Hummels - zagueiro (22 anos), Schmelzer - Lat. esquerdo (23 anos), Grosskreutz - meia/atacante (22 anos) e Mário Gotze - Meia (18 anos). 

Mostra que a safra alemã vem forte para a copa de 2014 no Brasil. Além destes jovens e promissores jogadores, o Borussia teve a participação de outras peças fundamentais na conquista do título. Tais como: Subotic - zagueiro (22 anos - Sérvia), Piszczek - Lat. Direito (25 anos - Polônia), Sahin - meia (22 anos - Turquia), Kagawa - meia (22 anos - Japão) e os atacantes Lewandowski (22 anos - Polônia) e Lucas Barrios (26 anos - Paraguai). 

Todos eles fizeram parte deste grande Borussia Dortmund campeão de 2011. Com uma torcida fanática (média de 77 mil torcedores por jogo), os aurinegros mostraram ao mundo que, sim, um time jovem e bem preparado pode chegar e disputar o título contra os considerados favoritos. O Dortmund foi campeão da Champions League em 1997. É cedo. Eu sei! Mas, em sã consciência e analisando tudo o que está em volta, esse time vai brigar por algo grandioso nos próximos 2 ou 3 anos. Mas é preciso manter a base e fazer a reposição com peças fundamentais. A Champions League é logo ali.

Fiquei bastante feliz por esse título ter ficado com uma equipe ofensiva, ousada e de um belo toque de bola. Que sirva de exemplo para outros clube e, que se mantida a base, o Borussia possa fazer uma boa Champions League na próxima temporada.

 Parabéns, Borussia!

Um comentário:

  1. O futebol alemão tá num ascenção incrível!
    Apesar de eu não acompanhar os campeonatos deles, esse fato é comprovado na maneira como joga sua seleção, que jogou muito na copa de 2010 e que merecia até uma melhor sorte na competição. Se eles fossem os campeões o titulo estaria em ótimas mãos, sem desmerecer a Espanha. ^^

    ResponderExcluir