sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bate-Bola com o Gustavo Hofman (Parte 2)

Foto: Site ESPN

O bate-bola de hoje é com o Gustavo Hofman, jornalista e comentarista dos canais ESPN. O assunto? É 100% Basquetebol. Esta é a parte 2 da entrevista que fiz com ele. O link da primeira matéria, realizada em 2012, será postado logo abaixo.

http://ranierymedeiros.blogspot.com.br/2012/11/bate-bola-com-o-hofman.html

DEDICAÇÃO AO ESPORTE

- Quando e como surgiu a paixão pelo basquete? Chegou a praticar o esporte?

A paixão pelo basquete surgiu naturalmente, até pelo meu tamanho. Comecei a jogar com 11 anos e fui federado dos 12 aos 17, quando disputei os Campeonatos Paulistas de base por Sociedade Hípica e Tênis Clube, ambos clubes de Campinas. Sempre fui apaixonado pelo basquete e tinha como objetivo virar profissional, mas acabei indo fazer faculdade, e no Brasil é muito difícil conciliar educação e esporte em alto nível. 

NBB

- Como você enxerga o nível da Liga?

É uma boa Liga, que melhora a cada temporada. Sei que há muito a se criticar, mas atualmente a situação encontra-se mais organizada do que há algumas décadas. Ainda está longe do ideal, mas melhorou bastante. 

O NBB contribui para a formação de novos atletas ou as nossas categorias de base estão obsoletas?

O NBB tem seus campeonatos de base e cada vez mais incentiva o desenvolvimento de novos atletas. O basquete brasileiro, na sua formação, está bem atrás das demais nações basqueteiras do planeta.

- Atualmente, quem é o melhor jogador? Relate seu diferencial em relação aos demais.

A partir do momento que o Bauru contratou o Rafael Hettsheimer, passou a ter o melhor jogador da liga. Ele é um pivô extremamente técnico, bem superior à média.


BASQUETE (ESPORTE) NAS ESCOLAS

- Até anos atrás o Basquete era uma das atividades mais procuradas nas escolas. Por que a demanda caiu?

Sinceramente, não sei como está nas escolas. Posso falar pelos parques, onde costumo jogar, e lá a demanda não caiu. Nos finais de semana, futebol e basquete seguem como os esportes mais praticados no Brasil. 

- Qual o papel do esporte nas escolas?

O esporte precisa caminhar lado a lado com a educação, tem um papel importantíssimo que o Brasil ainda não percebeu. Aqui, o esporte é tratado unicamente como atividade lúdica,  não damos a oportunidade ao estudante de ter o esporte como algo para sempre na vida. Para isso, ele precisa procurar um clube. Isso é um erro. Precisamos criar ligas estudantis fortes e bem organizadas.

Blog Viva Hoje com Saúde 

NBA

- Atual campeão, o San Antonio Spurs possui a política de contratar poucas estrelas. Qual é o segredo do sucesso? O que falar de Gregg Popovich (treinador)?

Popovich é o melhor treinador da NBA e sabe selecionar jogadores como poucos na liga. Com isso, o time tem o padrão estabelecido há muitos anos e, mesmo trocando peças, não muda o estilo.

- Vários atletas renomados sequer conquistaram um título. Monte o quinteto titular dos jogadores sem “anel”.

Farei uma lista com os jogadores que vi jogar: John Stockton, Allen Iverson, Reggie Miller, Marl Malone e Patrick Ewing.

- LeBron, Irving e Kevin Love. Após perder a final em 2007, quão alto o Cleveland pode sonhar após a montagem do trio?

O mais alto possível. Entra na temporada como o principal favorito ao título, ao lado do atual campeão San Antonio Spurs. A dúvida é: Irving, Love e LeBron vão dar liga?

Twitter @Obispo__

- Maiores campeões, Boston e Lakers passam por um novo processo. Como você enxerga o cenário da próxima temporada para as duas equipes?

Vejo o Boston com melhores perspectivas a médio prazo do que o Los Angeles Lakers. Com o Kobe, não acho que o Lakers vão brigar pelo título novamente, falta elenco, apesar da ótima escolha no último Draft, o Julius Randle. O Boston tem um time mais jovem e acho que pode ter, já nesta temporada, uma campanha bem melhor. 

- Quem é o melhor jogador da Liga? Por quê?

Kobe Bryant é o melhor jogador da NBA da atualidade, mas considerando toda carreira. Ele é maior do que LeBron, mas no momento o jogador do Cleveland "está" melhor.


- Sou muito fã dos jogadores que atuam como armadores. Escolha os três melhores PG’s da Liga.

Hoje em dia já não temos mais PG's como antigamente, que pensavam o jogo e finalizam bem menos, casos de John Stockton e Jason Kidd, para ficar com dois exemplos mais recentes. Steve Nash é, talvez, o último deles. Dentro desse novo estilo de armadores principais, fico com Chris Paul (que mistura bem os dois estilos), Derrick Rose e Tony Parker.


MUNDIAL

- Mais experiente, bem ou mal, o Brasil tem um bom time. Quais as suas expectativas para os comandados de Rubén Magnano?

Acho que, assim como na última Olimpíada, o Brasil entra com chances de medalha. O basquete masculino é a atividade coletiva mais equilibrada do mundo. Dependerá muito de um jogo, uma noite doa dos principais jogadores. O time, com essa geração, terá na minha opinião a última chance de medalha. Em 2016, a idade já poderá pesar mais.


- Mesmo sem alguns dos astros da NBA, os EUA ainda são favoritos? Como diria o Alê Oliveira (ESPN), quais seleções você colocaria na prateleira de cima?

Sim, são os favoritos, mas com a Espanha lado a lado, principalmente por jogar em casa.

ESCOLHA PESSOAL

- Qual o melhor atleta que você viu/vê jogar? O que o diferenciava dos outros?

Michael Jordan, simplesmente por ser o maior de todos.


- O que deve ser feito para popularizar, novamente, o basquete no Brasil?

O Basquete continua popular, precisa de mais organização, principalmente na base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário