Foto: AFP
A seleção feminina de vôlei conquistou na manhã deste domingo, 24, o título do Grand Prix de Vôlei. As comandadas de Zé Roberto venceram o Japão (donas da casa) por três sets a zero e faturaram seu décimo título. É fato que, se pegarmos os resultados obtidos na "era" José Roberto Guimarães - que chegou ao comando da seleção em 2003 -, pouco será contestado e questionado, já que o treinador venceu sete vezes este torneio. Soberania!
Precisando vencer por 3x0 ou 3x1, que lhe renderia três pontos, o Brasil foi avassalador e impôs um volume de jogo absurdo perante as donas da casa, que precisavam vencer "apenas" dois sets para ficar com o inédito título. Destaque do jogo, Sheilla foi, mais uma vez, cirúrgica nas principais bolas e, como melhor jogadora do mundo (opinião pessoal), levou o Brasil a mais uma conquista ao anotar 16 pontos. As meninas comandaram o jogo desde o primeiro instante, só sendo incomodadas no último set, quando, empurradas pela torcida presente em Tóquio, as japonesas esboçaram uma reação. Com parciais de 25-15, 25-18 e 27-25, o brasil, enfim, comemorou o decacampeonato. O Grand Prix serviu de laboratório para o Mundial, que será realizado em Setembro.
Único título ainda não conquistado, o Mundial tornou-se obsessão para a geração que ganhou quase tudo. Vice em 2006 e 2010, quando caíram diante da Rússia, as jogadores sabem que podem fazer história caso vençam em 2014. O objetivo maior está por vir.
A campanha brasileira só não foi perfeita por causa do revés sofrido diante da Turquia, já no hexagonal final. Creio que esta derrota elevou o moral das meninas, dando a entender que, para vencer, precisariam fazer algo a mais. Após o susto, vitórias tranquilas e voleibol de alto nível. Vamos a campanha do Deca:
PRIMEIRA FASE (9 jogos: 9 vitórias)
Brasil 3x1 China
Brasil 3x0 Itália
Brasil 3x0 República Dominicana
Brasil 3x0 Coréia do Sul
Brasil 3x0 Rússia
Brasil 3x0 Estados Unidos
Brasil 3x2 Estados Unidos
Brasil 3x0 República Dominicana
Brasil 3x0 Tailândia
Após o fim da primeira fase, 1º lugar na tabela e vaga para a fase final.
HEXAGONAL FINAL (6 JOGOS; 5 VITÓRIAS)
Brasil 2x3 Turquia
Brasil 3x0 China
Brasil 3x0 Bélgica
Brasil 3x0 Rússia
Brasil 3x0 Japão
Time titular:
Dani Lins (Levantadora), Fabiana (Meio), Thaísa (Meio), Jaqueline (Ponteira), Fernanda Garay (Ponteira), Sheilla (oposta) e Camila Brait (Líbero).
Dani Lins, Fabiana e Sheilla foram eleitas as melhoras em suas respectivas posições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário