quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Champions League em fase aguda



A sorte foi lançada para o mata-mata do torneio de clubes mais importante do “planeta” futebol. A champions League. Dezesseis equipes começarão a decidir em fevereiro, em jogos de ida e volta, quem é quem na Europa. Favoritos podem cair, surpresas aparecerem e o futebol é quem agradece.


Deixarei meu pitacos sobre cada confronto. Irei fazê-los sem levar em consideração contratações que venham a surgir no início de ano. Formularei o meu “achismo” pelo momento atual de cada equipe e o que as mesmas fizeram até o presente momento na temporada. Destacado em negrito vão estar as equipes que, em minha concepção, irão avançar às quartas-de-final.

Lembrando que: as equipes na coluna 2 são as que farão o jogo da volta em casa.

Galatasaray x Schalke 04

A equipe turca se classificou na última rodada em um grupo que tinha o poderoso Manchester United. Já o time Alemão foi o líder do grupo que contava com o Arsenal. No entanto, as situações foram alteradas. É o Schalke quem não atravessa um bom momento. Pode perder seu principal articulador, o meio campista Holtby, e na Bundesliga vem atuando de forma irregular. A defesa conta com o bom Howedes e o lateral Uchida, que é o jogador que mais apoia.
Já o Galatasaray atravessa um bom momento. Joga no 4-4-2 britânico e tem no atacante Yilmaz a principal arma para os gols. Não a toa é o artilheiro da competição ao lado de Cristiano Ronaldo. Seis gols para cada um. Pela força defensiva e por ter jogadores experientes como Eboue, Felipe Melo, Altintop e Riera, eu aposto no time Turco para avançar de fase.

Celtic x Juventus

O Celtic foi uma grata surpresa. Chegou a bater o Barcelona quando atuou em casa. Tem na bola aérea sua principal força. O destaque do time é o Grego Samaras. No entanto, foi o goleiro Forster quem fez uma brilhante primeira fase e garantiu a classificação do time com atuações memoráveis. Não tem vergonha de se defender e pode variar o esquema do 4-4-2 para o 4-4-1-1, fazendo de Samaras o homem a ganhar as bolas lançadas para o meio campo e, sendo assim, fazendo a transição com o ataque.
Ninguém espera que a Juventus faça muitos gols em suas partidas. Porém, a atual campeã Italiana tem camisa, história e superou um grupo com Shakhtar e o Chelsea, atual campeão da competição. O 3-5-2 do técnico A. Conte dá segurança atrás e liberdade para que Pirlo, cérebro do time, brilhe com as suas assistências e controle do jogo. Pela força defensiva e tradição, eu aposto na Juventus.

Arsenal x Bayern de Munique

O Arsenal é o time mais azarado quando falamos em sorteio. Nunca vi isso. O time de A. Wenger joga no esquema da moda. O 4-2-3-1. Passou em segundo lugar em um grupo mediano e só agora é que consegue apresentar algum padrão que possa oferecer otimismo aos seus torcedores. No entanto, a ausência de um bom centroavante, ou a má fase dos que lá estão, faz com que a equipe fique sem referência. O destaque é o espanhol Santi Cazorla. Wenger sabe que a sua defesa não foi aprovada nos grandes jogos e ainda bate cabeça. O perigo mora aí.
O Bayern também atua no 4-2-3-1. Time rápido na transição e base da seleção alemã que vem encantando desde meados de 2006. Fica difícil escolher algum destaque diante de tantas estrelas. Mas vejo em Toni Kroos o jogador a ser marcado. Cresceu muito atuando na linha de frente, faz muitos gols e municia seus companheiros. A defesa é segura, mas ainda bate cabeça quando encontra um adversário com algum jogador mais habilidoso. Aposto nos Bávaros.

Shakhtar Donetsk x Borussia Dortmund

Em tese, é o confronto que mais espero por um jogo bonito e para frente. Muito pelas características das duas equipes.
A equipe Ucraniana tem o toque refinado e a habilidade dos jogadores brasileiros (do meio para frente). Está voando no campeonato local e fez grandes partidas na primeira fase. Joga e deixa jogar. Atua no 4-2-3-1 e é veloz. Tem no brasileiro Willian o principal jogador. Com apenas um drible pode desmontar qualquer zaga. Os laterais Rat e Srna são bons na marcação. Mas no mano a mano deixam a desejar.
O Borussia Dortmund foi o time que mais encantou na primeira fase. Superou um grupo com Ajax, Real Madrid e Manchester City. O técnico J. Klopp é o principal responsável por este estilo de jogo e variação do 4-2-3-1. Atual bicampeão da Bundesliga, a equipe ganhou experiência com o fracasso de 2011 e pegou o jeito de jogar. Tanto que no campeonato local o time é um e na UCL é outro. Sua principal força é o conjunto. Klopp tem em gundogan seu homem de confiança no meio campo. Mas é M. Reus quem pode decidir. Jogador liso, cerebral e com um repertório de dribles extenso. Sem contar a força dos mais de 80.000 mil torcedores que comparecem ao estádio. Aposto no Dortmund. Quem sabe, repetir o feito de 1997.

Milan x Barcelona

O Milan passou por um grupo com o zenit e o surpreendente Málaga. A equipe de Milão atravessa uma das piores fases dos últimos anos. Perdeu seus principais jogadores e só se pode destacar a ótima fase do atacante El Shaarawy. Defesa sempre em apuros e lenta. A prova da bagunça foi a tentativa do técnico M. Allegri testando diversos esquemas de jogo. A camisa é pesada. Mas o atual momento tira do Milan o otimismo.
O Barcelona é apontado como favorito contra qualquer time. Porém, esse favoritismo diminuiu. Guardiola saiu e Vilanova assumiu a equipe batendo grandes recordes. Talvez seja o confronto com maior inferioridade técnica. O estilo do Barça muitos já conhecem. A força do jogo coletivo é a principal arma. Não me esqueci de Messi. Mas é de outro planeta. Aposto no Barcelona.

Real Madrid x Manchester United

A crise está à solta pelos lados do Madrid. Declarações polêmicas, Mourinho barrando grandes estrelas, briga de egos. No entanto, é para mim, o time com o melhor elenco dentre os 16 times que continuaram na competição. Mesmo estando 16 pontos atrás do Barcelona em La Liga, o Madrid não pode ser desprezado. Dê uma pitada de motivação e Mourinho transformará isso em obsessão e motivação. Mesmo que o grupo não esteja com ele. Cristiano Ronaldo é a principal arma para enfrentar seu ex-clube. O 4-2-3-1 ainda precisa de maior movimentação. Mas há como duvidar do Madrid? É o confronto que aparenta ser o mais equilibrado. Só aparenta.
A maior força do United é o seu Técnico, Sir Alex Ferguson. Faz, como ninguém, uma excelente rotatividade em seu elenco. Consegue alterar o esquema assim...em segundos. E dá certo. Tem em van Persie a principal arma para vencer o Madrid. A defesa ainda é bastante insegura. Sem poder contar, ao mesmo tempo, com Ferdinand e Vidic, é o jovem Evans que vai tendo que tomar conta do “pedaço”. Porém, em UCL, o time cresce, vira outro. E a experiência de Scholes e Giggs pode fazer a diferença. Sem contar que ainda tem Rooney para municiar van Persie.
Ainda assim acredito e aposto no Madrid.

Valência x PSG

É muito bom ver o Valência avançar para as fases mais agudas do torneio. Bi-vice em 2000 e 2001, o time lutou até o fim com o Bayern de Munique pela liderança em seu grupo. Contra adversários mais fortes costuma utilizar o 4-4-1-1 com bastante marcação. Até mesmo o brasileiro Jonas fecha o espaço pelo meio e ajuda a combater o adversário. A equipe mudou de treinador e não passa por boa fase técnica. Isso faz total diferença. O destaque fica por conta do matador e atacante R. Soldado.
O novo rico do futebol demorou, mas parece que engrenou. Thiago Silva deu maior segurança lá atrás, o jovem e bom de bola Verratti é considerado o novo Pirlo, mas é em Ibrahimovic que o time aposta as suas fichas. Ibra já fez 20 gols na temporada e dá grandes assistências para seus companheiros. Mesmo desconfiado de como o time vai se portar nesta fase, ainda vejo um leve favoritismo do PSG.

Porto x Málaga

Confronto super complicado. Times que tem jogadores ousados e habilidosos. Toda competição existe algo inesperado. Então apostarei no bom time do Málaga.
O porto mostra a sua força ano após ano mesmo perdendo grandes jogadores. É na dupla colombiana, J. Rodríguez e J. Martínez que o time aposta as suas fichas. O 4-3-3 do técnico Vítor Pereira dá maior liberdade também ao argentino Lucho Gonzalez.
O Málaga foi a grata surpresa da competição durante a primeira fase. Melhor ainda. Apresentou no jovem e bom de bola, Isco, a esperança do time para avançar de fase. Não faz o que se esperava que fizesse em La Liga. Mas na UCL o time se comportou muito bem diante do Milan e do Zenit. Vejo o Porto como favorito, mas como sempre tem aquela “surpresa”, eu vou de Málaga.

É isso aí, galera.
Esses foram os meus pitacos sobre os confrontos de oitavas-de-final da Champions League. Sempre lembrando que levei em consideração o momento atual. Até Fevereiro muita coisa pode mudar e contratações serão feitas.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário