segunda-feira, 3 de junho de 2013

Bate-bola com a Barbara Albuquerque

Boa tarde, leitores!

O bate-bola de hoje é com a Barbara Albuquerque. Louca por futebol, fã do Messi e torcedora do ABC (RN) e Barcelona (ESP). 


 

Mais uma vez: o intuito desse bate-bola, bem como outros que fiz, é o de acabar com preconceitos e estereótipos no que concerne o espaço da mulher dentro do mundo esportivo. Espero que vocês gostem, curtam e, quem sabe, compartilhem a ideia com outras amigas. Indo além: com amigos que ainda insistem com essa baboseira de que lugar de mulher é na cozinha.



1) Como e quando surgiu a paixão pelo futebol?
 Primeiramente, gostaria de agradecer ao convite. Fui chamada para fazer as duas coisas que mais gosto: responder questionários e falar sobre futebol, rs. Bom, minha PAIXÃO meeeesmo surgiu em meados de 2007, eu diria. Meus colegas de classe eram bem "ligados" nisso, discutíamos diariamente. Então comecei a frequentar comunidades no finado Orkut buscando mais conhecimento no meio futebolístico, pude conhecer várias pessoas que me ensinaram muito do que sei e hoje sou assim, rs.

2) Qual a sua opinião sobre a construção da Arena das Dunas (Natal)? Mais um elefante branco?

Sinceramente? Creio que sim. Apesar de ser um estádio bem central, América e ABC, que são os dois maiores clubes do estado, não tem uma média de público satisfatória nas competições nacionais e menos ainda nas estaduais. Como ambos os times costumam disputar a 2ª divisão do campeonato brasileiro, serão poucas as "atrações" (times de maior expressão como Vasco, Flamengo, que possuem grande torcida no Nordeste e lotam qualquer estádio por aqui). O 'clássico rei' do RN, outro evento que supostamente atrairia uma boa quantidade de pessoas ao estádio, por consequência da violência, penso eu, não lota nem no estádio do ABC, que dirá em um com uma capacidade bem maior. Espero estar enganada, mas hoje vejo o Arena das Dunas na mesma situação que o Estádio Mané Garrincha e a Arena Pantanal.

3) Sabemos que as mulheres ainda tentam quebrar alguns preconceitos/estereótipos no futebol. Como você lida com a situação em seu dia a dia?

Com muito bom humor. Já ouvi muitas piadas, aguentei algumas e rebati outras tantas. Então, tendo experimentado todos os tipos de reações, posso garantir que não há nada mais frustrante que o desprezo... Ou levar na 'esportiva'. Se a intenção do indivíduo é frustrar a mulher e ela faz piada daquilo, quem acaba frustrado é ele.

4) Taticamente falando, os brasileiros ainda encontram-se muito atrás dos clubes europeus? Quais as razões?

Sem dúvidas. Assisti à final da Champions League e horas depois vi Santos x Flamengo. Custei a acreditar que se tratava do mesmo esporte. Os jogadores são mais disciplinados, a entidade máxima da Europa (UEFA) está anos-luz a frente da sul-americana (Conmebol), maior poder econômico por parte deles (consequentemente um maior investimento), maior organização nos campeonatos. Mas o nosso futebol está longe de ser ruim, uma vez que, o que mais tem na Europa é brasileiro. Basicamente, o deles é muito melhor administrado. Mas muito MESMO.

5) Descreva a maior emoção que você já sentiu com o o ABC.

O eterno 5x2 em cima do rival, na final do estadual de 2007. O 'Todo Poderoso Mecão' estava na série A e o ABC na humilde terceira divisão. Todos já davam como certa a vitória alvirrubra, mas não contavam com a astúcia de Wallyson Ricardo. Pelas circunstâncias, foi uma alegria maior até que a da conquista do campeonato brasileiro (Série C).

6) Qual a importância do esporte para o âmbito social em nosso país?

O esporte é uma importante arma social para melhor desenvolvimento da nação, visando aproximar os povos e fazer com que estes exercitem não somente o corpo, mas também a mente, para que possam obter resultados mais expressivos na sua vida, seja ela profissional, estudantil ou dedicada ao lazer.

7) Vejo em suas redes sociais muitas menções ao futebol. De forma lúcida, você discorre o assunto com naturalidade. Como você "enfrenta", em um debate, aquele cara que tem o argumento de que a mulher não entende nada do esporte?

Basicamente, como disse na 3ª pergunta: ignoro ou levo na esportiva. No começo eu ficava extremamente irritada com comentários do gênero: "vai lavar a louça", "vai varrer a casa". Mas hoje em dia, encaro tudo isso com muito bom humor. Quando o homem com quem estou debatendo tenta me intimidar com citações machistas, percebo que ganhei a discussão e acho graça. Inclusive hoje em dia sou frequentadora do Blog do Edu Testosterona!

8) Sua paixão pelo Barcelona (ESP) é bastante acentuada. Como isso começou?
Começou junto com o meu interesse por futebol. O Barcelona foi o primeiro time com quem simpatizei, por causa de Ronaldinho Gaúcho. Via todos os tipos de vídeos dele no YouTube e passei a assistir à alguns jogos. Não entendia muito bem as regras no principio, sequer sabia o que era um impedimento, mas parava pra vê-lo jogar.

9) Dos jogadores que você viu jogar, qual seria o time ideal do Barça?

Bom, pela minha pouca idade (18), o time não seria muito diferente do que é hoje.  Valdés; Alves, Piqué, Puyol, Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta; Messi, Eto'o e Ronaldinho.

10) Neymar no Barça. Você gostou? Qual a posição ideal para ele? Quais os pontos positivos e negativos da contratação?

E muito! Neymar na esquerda, Messi centralizado e Pedro (por falta de opção) na direita. Pontos positivos: é um jogador muito bom no 'mano a mano' (e além de Messi e Iniesta nenhum outro jogador do Barça é tão notável nesse aspecto). Um dos grandes problemas da atual temporada foi a falta de um jogador diferenciado, que fosse capaz de chamar a responsabilidade para si quando Messi não estivesse, e eu penso que Neymar pode se tornar esse jogador, guardadas as devidas proporções. Mas não é só futebol. O garoto vende MUITO! É uma sensação na Europa, e a visibilidade que está trazendo para a marca Barcelona é imensa. Pontos negativos: aquelas coisas que estamos cansados de ler por aí: Neymar faz parte da escola Sérgio Busquets de artes cênicas e é individualista. Ambos os aspectos podem e serão corrigidos. Ele teve anos para escolher e optou por um time onde a coletividade é a marca principal, então, sabe que terá que se adaptar a esse estilo de jogo. Vontade e inteligência ele tem de sobra.

11) Qual a melhor seleção do mundo? Por quê?

Espanha. Talvez devesse dizer Alemanha, visto que o momento é deles, o futebol germânico está em ascensão, os times que formam a seleção espanhola foram eliminados da Champions League pelos que formam a seleção alemã. Mas essa seleção é considerada a 'revelação' desde 2006 e até agora, nada. Já a espanhola conquistou duas eurocopas seguidas e uma copa do mundo. O futebol não é tão bonito e arrasador como o alemão, mas vem sendo mais eficiente.

12) O que os clubes do RN podem fazer para alcançarem resultados mais impactantes no cenário nacional?

Sou suspeita para falar, uma vez que também torço para um time de outro continente, rs. Mas acho que o segredo é o povo valorizar (principalmente) o que é da terra. Devemos nos espelhar nos nossos amigos pernambucanos que, em sua grande maioria, torcem para times pernambucanos. A mídia local de lá oferece um espaço para os times do 'eixo', afinal, eles dão audiência em qualquer lugar do Brasil. Mas em primeiro, ou melhor, em primeiro, segundo e terceiro lugar estão Sport, Santa Cruz e Náutico (não necessariamente nessa ordem). Se seguíssemos esse exemplo, estaríamos fortalecendo os times da nossa terra. Basicamente: ao invés de comprar produtos oficiais de Vasco, Flamengo ou Corinthians, comprar de ABC ou América. Ao invés de assinar o PFC para ver jogos desses três times anteriormente citados, por exemplo, ir ao estádio ver ABC ou América. Essas coisas. Mudanças simples que podem fazer uma grande diferença.

13) Qual o melhor jogador que você viu/vê jogando bola?

Essa é fácil: Lionel Messi! rs

14) Qual a razão da perda de identidade do povo brasileiro com a seleção?

A perda de identidade dos jogadores para com a seleção levou a perda de identidade dos torcedores. Não há mais aquela 'entrega', o futebol jogado, se comparado ao de 2002, por exemplo, é apático. Os 'representantes' da nação estão mais interessados em tirar fotos fazendo careta na concentração e postar nas redes sociais do que em jogar bola. Eu diria que o Sr. Ricardo Teixeira e sua corja também têm uma boa parcela de culpa nisso tudo, mas não vou me aprofundar nessa questão. Basicamente: não existe mais compromisso. O que vale é o dinheiro.

15) O que o Barcelona precisa fazer para voltar a ser o melhor time do mundo? Você manteria o 4-3-3?

Traria um bom zagueiro e um bom goleiro, mais precisamente, ter Stegen (Borussia Mönchengladbach) e Marquinhos (Roma). Meu time titular seria: ter Stegen; Montoya, Piqué, Marquinhos, Alba; Busquets, Xavi, Iniesta; Neymar, Messi e Alexis, já que Deulofeu deve ser emprestado ao Dortmund. É importante também que haja uma maior rotação na equipe. O elenco chegou destroçado na semifinal da UCL, e isso poderia ter sido evitado. Traria também um bom 9, que seria reserva e entraria em um jogo ou outro apenas para não sobrecarregar o Messi. Com esse time chegando 100% no mata-mata da Champions League, confio que a 5ª orelhuda viria. Sim, manteria o 4-3-3, mas testaria algum outro esquema uma vez perdida, como elemento surpresa. Um 4-4-2 com Alves e Alba + Busquets, Xavi, Iniesta e Cesc com Messi e Neymar lá na frente, por exemplo. Muito me agradaria ver.

16) Quais clubes você aponta como favoritos ao título do brasileirão 2013? Por quê?

Atlético Mineiro, Corinthians e Fluminense são os principais candidatos. Atlético joga o melhor futebol do Brasil. Corinthians e Fluminense têm um grupo muito forte e bastante entrosado. O futebol dos dois últimos não é tão bonito de se ver, mas é eficiente.

17) As mulheres estão tendo cada vez mais espaço no jornalismo esportivo. Qual a apresentadora/comentarista que mais te agrada?

Há uma repórter de Belo Horizonte que eu admiro, mas infelizmente não lembro o seu nome agora. rs

18) Discorra sobre o jogo mais fascinante que você já assistiu e te deixou emocionada.

Podem ser 2? Fico realmente em cima do muro, rs. 1°: 'O Milagre de Istambul' (2005), e 2°, A final de Paris, em 2006. Bom, ainda que eu não fosse uma simpatizante do Liverpool, teria me emocionado da mesma maneira. O Milan abriu 3x0 no 1° tempo e na etpa final o Liverpool empatou com Gerrard, Xabi Alonso e outro jogador que agora não lembro o nome. Nos pênaltis, Sheva e Pirlo perderam pro Milan. E o Liverpool sagrou-se campeão. Em 2006 foi mais especial por causa do Barça, rs. Final de Champions League, de virada. Quando Belletti marcou aquele gol, por debaixo das pernas do goleiro do Arsenal, eu comecei a chorar feito uma criança. E na comemoração então, mais ainda. Belletti pareceu não acreditar, todos pularam em cima dele. Foi incrível! Até hoje, quando vejo vídeo desse gol, tenho a mesma reação. 

19) Dentre os grande atletas do Barcelona, qual aquele que deu um "up" ao clube quando o mesmo passava por momentos difíceis? Você lembra a ocasião?

Ronaldinho, sem dúvidas. Foi o divisor de águas do Barcelona. E sim, eu lembro do momento. Como disse anteriormente, comecei a acompanhar futebol exatamente por causa dele, rs.


20) Bárbara, desde já eu agradeço a sua colaboração. O que você tem a dizer para as meninas que ainda ficam com receio de falar sobre futebol em detrimento de ações machistas?



Diria: façam como eu! Comentários machistas já me irritaram muito, mas nunca me intimidaram. Só entro numa discussão se estiver convicta do que estou dizendo, mas quando entro, defendo o meu ponto de vista até as últimas, e é isso que vocês devem fazer. Comentários com a intenção de diminuir devem ser ignorados ou encarados com muito bom humor. Se apelam é porque incomodamos, rs! Eu que agradeço pela oportunidade!


Obrigado, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário