sábado, 1 de março de 2014

Após 8 meses de jejum, campeão. Allez, Federer!

Foto: Site da ATP

O melhor tenista de todos os tempos voltou a ser campeão. Após oito (8) meses de jejum, Roger Federer conquistou na tarde deste sábado o torneio ATP 500 de Dubai. De quebra, faturou o 78º titulo em sua brilhante carreira.

Atual número 8 do mundo, o suiço não sentia o gostinho de erguer um taça desde junho de 2013, quando foi o vencedor do torneio de Halle. Com a conquista, Federer faturou seu 6º título em Dubai e, pensando na temporada, readquiriu a confiança que pode fazê-lo voltar a brigar, de forma mais convicta, por mais troféus.

A final foi contra um velho conhecido, o Tcheco Tomas Berdych. Antes disso, vitória convincente para cima de Novak Djokovic, nas semifinais. Voltando para a final, bem que o oponente tentou empurrar Federer para trás da linha de saque. A tentativa rendeu frutos nos dois primeiros sets, quando o tcheco contou com o baixo aproveitamento no primeiro saque do suiço. No entanto, quando o ex-número 1 passou a subir à rede, as chances para Berdych foram completamente anuladas. Aliás, essas subidinhas constantes à rede podem ser entendidas como plano tático de Stefan Edberg, atual técnico do suiço e um dos bons jogadores que atuaram no circuito - que foi mestre na arte do velho estilo saque e voleio. Com muita fome e aprofundando seus golpes, Federer forçou Berdych a se defender além do limite e esmerilhou no terceiro set. No fim, parciais de 3/6; 6/4 e 6/3.

Campanha:

Federer 2x0 Becker - 6-4 e 6-1
Federer 2x1 Stepanek - 6-2, 6-7 e 6-3
Federer 2x0 Rosol - 6-2 e 6-2
Federer 2x1 Djokovic - 3-6, 6-3 e 6-2
Federer 2x1 Berdych - 6-3, 6-4 e 6-3

O professor está de volta!!!